A ORIGEM DE ALGUNS TERMOS DE INFORMÁTICA


03 | NOV | 2013

SE VOCÊ ACHA QUE FIREWALL É UM MURO DE FOGO, QUE BUG VEM DE UM INSETO QUE ENTROU EM UM COMPUTADOR E QUE QUEM INVENTOU O NOME BLUETOOTH COMIA MUITAS AMORAS, VALE A PENA DESCOBRIR A VERDADE POR TRÁS DESSES NOMES.

Bit

A palavra Bit em inglês significa porção, caco (de vidro), pedaço. Passou a ser usada como conhecemos hoje (na dúvida, dê uma olhada na nossa matéria sobre bits e bytes) por conta de um engenheiro chamado Claude Shannon, que em seu livro "A Mathematical Theory of Communication" usou a palavra para definir os dígitos binários, que são pedaços da informação (bits of information).

Bug

Suposta imagem do primeiro bug da informáticaCostuma-se dizer que o computador "deu bug" quando ele trava ou acontece algum erro. A história mais comum sobre a origem do termo diz que nos anos 40 uma mariposa entrou dentro de um dos gigantescos computadores da época e causou uma série de erros. 

Porém o termo "bug" já era utilizado como sinonimo de pequenos problemas muito antes dos anos 40, tendo sido escrito inclusive por Thomas Edison (1847-1931) em diversas de suas anotações. Há também um antigo fliperama dos anos 30 que tem como destaque em seu letreiro "bug free", ou "livre de bugs", o que ajuda a desmistificar a história da pobre mariposa, que talvez tenha sido o primeiro bug da informática, mas certamente não foi o primeiro bug da história.

Bluetooth

Harald Blåtand - E a origem do termo Bluetooth

Talvez o nome mais curioso dos termos. Traduzindo do inglês você tem "Dente Azul". A verdade é que o nome vem de um rei da Noruega chamado Harald Blåtand, e apesar de Blåtand também poder ser traduzido como "Dente Azul", acredita-se que seu nome na época era na verdade a união de duas palavras,  Blå (de tez escura) e tand (homem notável).

O Rei, que viveu no século X é conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. A tecnologia Bluetooth está aí para unificar seu celular, tablet e notebook. Daí a relação.

Também vale citar que o logo do Bluetooth é a união das runas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, abreviação do nome desse notável rei.

Firewall

Ao contrário do que você pode imaginar, firewall não é um muro de fogo protegendo seu computador, firewall é o nome comumente dado à paredes anti-chamas, que impedem que o fogo se alastre por dentro de um edifício, assim como o protocolo firewall impede que elementos nocivos se alastrem por dentro de uma rede.

Hacker

hackerHack (corte, entalhe) era comumente um trabalho artesanal feito em madeira, alguém que entalhava em madeira de forma bastante detalhada e com amor era chamado de hacker. Hoje no Brasil nós ainda chamamos de hack alguns tipos de móveis.

O termo foi ligado à informática entre os anos 50 e 60 no MIT (Massachussetts Institute of Technology), envolvendo trabalhos manuais delicados com transistores.

Com o tempo hack passou a ser usado no sentido de "solução elegante de problemas", quando alguém conseguia solucionar um algum problema de forma não convencional dizia-se que ele tinha feito um hack. Aqui no Brasil nós teríamos usado "gambiarra". Quem fazia muitos hacks era um hacker. O termo saiu do MIT e se espalhou pelo mundo, caracterizando gênios em informática.

SPAM

origem do spam

Nosso querido lixo eletrônico. A palavra "spam" não existe em nenhum vocabulário, então fica a pergunta, de onde ela veio?

Spam é a abreviação de "Spiced Ham" ou presunto temperado, e passou a ser relacionada ao excesso de propagandas nos e-mails graças à um episódio da série britânica Monthy Python Flying Circus.

Se você assistir ao episódio vai entender que o cardápio dessa lanchonete parece a caixa de e-mail de muita gente:

 

 

 

 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER