DOIS MÉTODOS SIMPLES PARA AUMENTAR O ALCANCE DO SEU WI-FI


30 | JUL | 2013

SEU PROVEDOR TE DEU UM APARELHO COM UM ALCANCE PÉSSIMO DE WI-FI? APRENDA A USAR UM ROTEADOR PARA AMPLIAR O SINAL DENTRO DA MESMA REDE.

Meu provedor de Internet me presenteou com um roteador wireless, e adivinhe só, é um daqueles modelos que "não precisam" de antena! O sinal não é péssimo por conta disso, mas a rede fica oscilando já a dois cômodos de distância.

Infelizmente a única solução que eu encontrei foi ligar um outro rádio para ampliar o sinal, o que dobra o custo de energia, mas pelo menos resolve o problema.

É importante lembrar que se você comprar um roteador de curto alcance e colocá-lo ao lado do roteador principal pode ser que não altere em nada o seu sinal. Vale a pena gastar um pouco mais e pegar um rádio parrudo, com duas ou mais antenas e um alcance maior.

Vamos à explicação de como fazer. Para ficar mais fácil de entender, como estamos trabalhando com dois rádios diferentes vou chamá-los de Rádio 1 - que é o que meu provedor de Internet me deu - e Rádio 2 - que é o que eu comprei e quero utilizar para aumentar o sinal.

Método 1 - Criando duas redes

Todo o rádio/roteador wireless possui geralmente cinco portinhas de cabo, uma wan e quatro lan. A Wan é a entrada da Internet, então é meio óbvio que, se eu for utilizar esse rádio para ampliar o sinal da Internet, que eu ligue um cabo na porta LAN do Rádio 1 e na porta WAN do Rádio 2.

Isso fará com que o Rádio 2 passe a utilizar Internet do Rádio 1, e qualquer aparelho que se conectar à qualquer um dos dois rádios fique automaticamente com Internet.

Esse método é extremamente rápido e não requer configuração alguma. O problema aqui é a Intranet. Por exemplo, se um notebook estiver conectado ao Rádio 1 e outro notebook estiver conectado ao Rádio 2, os dois aparelhos não irão se enxergar, ou seja, você não vai poder copiar pela rede arquivos de um para o outro. Foi aí que eu descobri o...

Método 2 - Mantendo uma única rede 

Praticamente qualquer rádio que você compre funcionará como replicador de sinal se você desativar o DHCP e não ligar o cabo na WAN. Vamos à explicação:

Antes de mais nada ligue o Rádio 2 no seu notebook via cabo mesmo. Seu notebook vai pegar as informações do rádio e lhe dar um IP, Gateway e DNS. Provavelmente o gateway será o IP do rádio, que geralmente é 192.168.0.1.

Para descobrir qual o IP do seu rádio, clique com o botão direito no ícone da rede, selecione "Abrir central de rede e compartilhamento", clique no nome da rede e então acesse "detalhes". Gateway padrão será o IP do rádio.

abrindo os detalhes de rede

Num browser (IE, Chrome, FF...) digite o número do gateway como se fosse o endereço de um site ( http://192.168.0.1 ), o rádio vai pedir um login e senha.
Se você nunca mexeu aí é provavel que seja "admin" tanto no login quanto na senha. Alguns rádios usam também "admin" como login e senha em branco ou o inverso, a maioria dos rádios tem essa informação em um adesivo embaixo dele de qualquer forma.

roteador

Agora que você acessou a configuração do rádio*, são 6 passos que devem ser seguidos:

1 - O Nome (SSID) do Rádio 2 deve ser o mesmo do Rádio 1. Essa opção costuma ficar no menu Wireless.

2 - A senha e o tipo de senha também devem ser idênticos. Recomendo utilizar como tipo de senha o WPA-PSK/WPA2-PSK e como senha uma frase fácil de lembrar.

Quanto mais letras sua senha tiver, mais segura sua rede será, porém lembrar de algo como "hj4112dert1fv2tttrr" cada vez que uma visita chegar é impossível, mas lembrar de algo como "eutenho2gatos" é bem fácil, principalmente se você tiver dois gatos. Essa opção costuma ficar no menu Wireless/Wireless Security (ou segurança se estiver em português).

3 - É recomendado que o channel (ou Canal) dos rádios estejam em sintonia diferente. Geralmente eles ficam em automático, mude-os para números diferentes. Aliás, dependendo do canal pode ser que o rádio funcione melhor ou pior na sua casa, faça testes se você tiver paciência para isso. Essa opção costuma ficar no menu Wireless.

4 - O último número do IP do Rádio 2 deve ser diferente do endereço de IP do Rádio 1. (por exemplo, deixe o primeiro 192.168.0.1 e o segundo 192.168.0.2 ). Essa opção costuma ficar no menu LAN.

5 - O DHCP do Rádio 1 deve permanecer ligado, o DHCP do Rádio 2, desligado. Geralmente há uma opção chamada DHCP no menu do roteador.

6 - O cabo de rede deve ligar os dois rádios pelas portas LAN/ETHERNET e não WAN/Internet.

Feito isso você terá dois rádios emitindo sinais pela sua casa, e ao afastar seu notebook/celular de um dos rádios, ele se conectará automaticamente no outro, já que ambos possuem o mesmo nome e senha.

É interessante lembrar que você pode comprar um cabo de rede maior para colocar o segundo rádio em algum outro ponto de sua casa, aumentando ainda mais o alcance. Também é válido dizer que em qualquer casa de material de construção existem canaletas extremamente baratas para que você não faça um serviço porco com fios pendurados pelos cômodos ;).

 * Indiferente da marca, a grande maioria dos rádios usa telas de configurações e nomenclaturas muito parecidas.

 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER