APRENDA A BUSCAR IMAGENS USANDO IMAGENS


19 | AGO | 2013

CONHEÇA O TINEYE, UM SERVIÇO DE BUSCA QUE UTILIZA IMAGENS AO INVÉS DE PALAVRAS PARA SUA BUSCA.

Hoje é o dia mundial da fotografia, mas como já falei bastante sobre fotografias nas matérias "Uma breve aula sobre resolução de imagens" e "A farsa dos Megapixels", resolvi escrever sobre um novo tipo de busca de fotografia que surgiu há alguns anos através do site TinEye.

O conceito do site é bem interessante, você cola o caminho de uma imagem que esteja na web - ou faz o upload de uma - e o sistema procura essa imagem em outros sites pela Internet.

Lembrei do serviço hoje, quando uma amiga do Facebook compartilhou uma matéria bizarra sobre um tal de "Memorial do Funk". Logo pensei "isso não pode ser verdade", peguei a imagem das estátuas de bronze, joguei-a no TinEye e descobri que elas pertencem na verdade a um hotel em Las Vegas!

 O Tineye pode desmistificar mentirinhas da Internet

Aliás, o TinEye é um dos melhores desmistificadores de mentirinhas da Internet. É só jogar aquela imagem do "menino do sul precisando de transplante" ou dos "cachorros sendo mortos no porto de Santos" e você descobre que essas fotos sequer foram tiradas no Brasil, e retratam fatos completamente diferentes.

Além disso o site é bem interessante para que você procure uma imagem em maior resolução de uma que você já tenha, ou mesmo a imagem completa, pois o logaritmo do site procura não apenas a imagem exata como também variações dela.

Abaixo mais um exemplo, procurei por uma imagem encontrada à esmo no Google Images onde o rosto de uma mulher era cortado, através do TinEye encontrei a imagem completa. Clique na imagem para visualizar essa mesma busca.

 Busca do TinEye

Como eu utilizo o Google Chrome, recomendo a extensão do TinEye que pode ser instalada clicando aqui. Através dela você pode procurar variações de uma imagem simplesmente clicando nela com o botão direito do mouse. Já se você utiliza o Firefox, existe um AddOn do TinEye que pode ser instalado clicando aqui.

 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER