AS BATERIAS DO FUTURO


18 | ABR | 2013

IMAGINE UMA BATERIA QUE DURA VÁRIOS DIAS SOB USO CONSTANTE E PRECISA APENAS DE ALGUNS MINUTOS PARA RECARREGAR. ESSA TECNOLOGIA PODE ESTAR CHEGANDO AÍ.

recarregando celularToda a noite eu coloco meu celular para carregar. Se eu der sorte, a bateria durará o dia seguinte inteiro, se eu tiver que usá-lo muito, lá pelo meio da tarde ele começar a gritar que está morrendo, algumas vezes até antes disso.

Sonho com um mundo onde isso não é mais um problema e segundo cientistas de Ilinois, EUA, esse mundo está bem próximo.

O Professor William King, da Universidade local afirmou que a tecnologia vem se desenvolvendo rápido e criando componentes cada vez menores (veja o tamanho do seu celular, que provavelmente é muito mais potente que um computador grandão de dez anos atrás), porém as baterias não acompanharam o ritmo e continuam sendo um problema na hora de criar aparelhos pequenos.

Por isso ele e sua equipe trabalharam para mudar essa situação e segundo a publicação da revista Nature Communications, conseguiram.

De acordo com a pesquisa, eles conseguiram encolher os componentes da bateria para a micro-escala. Com os componentes tão pequenos puderam criar uma bateria que armazena até trinta vezes mais energia e devido ao seu tamanho minúsculo pode ser carregada mil vezes mais rápido.

Esses números parecem surreais, mas se forem verdade isso significa que você poderá recarregar seu celular apenas uma vez a cada 20 dias, e para a recarga completa bastará colocá-lo na tomada por menos de um minuto.

Infelizmente ninguém falou nada sobre custos nem sobre quanto tempo levaria para colocar uma maravilha dessas no mercado.


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER