CRIE PAISAGENS EM 360 GRAUS INCRÍVEIS COM O PHOTOSYNTH


29 | ABR | 2013

ESSE RECURSO DESENVOLVIDO PELA MICROSOFT NÃO FAZ APENAS FOTOS PANORÂMICAS, CRIA AMBIENTES TRIDIMENSIONAIS IMPRESSIONANTES.

photosynthPelo menos uns cinco anos atrás a Microsoft lançou um serviço chamado Photosynth. Você tirava várias fotos de um terminado lugar, subia as fotos para o servidor deles e o próprio Photosynth se encarregava de juntar as fotografias na posição correta, gerando uma imagem panorâmica tridimensional.

Lembro que na época brinquei um pouco com o serviço mas logo perdi o interesse.

Eis que alguns dias atrás, navegando pela Apple App Store, encontro um aplicativo do Photosynth para iPhone. Como é grátis, baixei por curiosidade e descobri que o aplicativo cria imagens impressionantes!

Abaixo uma paisagem que eu consegui capturar enquanto estava na Praia do Forte, Bahia:

Arraste a imagem acima para qualquer direção. Não consegue visualizar? Instale o Microsoft Silverlight clicando aqui.

Ok, eu comi bola na captura, faltaram alguns pedaços que acabaram se transformando em triângulos pretos no céu (ovnis talvez?), mas o resultado final ficou bem legal, quase me faz sentir como se eu estivesse novamente lá.

photosynth

A utilização do aplicativo é um pouco complicada, mas não muito: Ao iniciar uma nova paisagem você tem que tirar uma fotografia do primeiro ponto. A partir daí você move o celular e o aplicativo vai batendo as próximas fotos sozinho. Quando a borda da imagem está verde, significa que você está indo bem, se ela ficar amarela o programa está tendo dificuldades de acompanhar seus movimentos e se ela fica vermelha você está fazendo tudo errado.

O problema é que para conseguir uma imagem 360º perfeita (com todas as fotos verdes) você precisa, ou de um tripé ou de uma noção tridimensional sobrehumana. Geralmente quando tiramos uma fotografia panorâmica, fixamos nosso corpo em um ponto e movemos o braço durante a captura.

Com o Photosynth o processo tem que ser ao contrário, a câmera fica em um ponto fixo enquanto seu corpo se move ao redor dela. Quanto menos a câmera se mover, melhor ficará o resultado final.

 

Se você fixar seu corpo e mover a câmera, a imagem sairá toda truncada
photosynth forma errada

 

 

Por outro lado, se você fixar a câmera e mover o corpo, a imagem sairá perfeita:
photosynth forma correta

 

 

A mesma regra vale na hora de capturar o céu e o chão, o ângulo se move, a posição do celular não.
photosynth captura de imagem

 

Baixe o Photosynth

:: Faça o download do Photosynth para iPhone/iPad

:: Faça o download do Photosynth para Windows Phone

Até a publicação dessa matéria não existe nenhuma versão do Photosynth para Android.

E aí? Conseguiu criar alguma imagem bacana? Poste nos comentários suas experiências com o Photosynth!


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER