ENTENDA A PRÓXIMA MUDANÇA DO FACEBOOK: BUSCA SOCIAL


12 | MAI | 2013

NO COMEÇO DO ANO O FACEBOOK ANUNCIOU O GRAPH SEARCH, QUE EM PORTUGUÊS RECEBEU O NOME DE BUSCA SOCIAL. DESCUBRA O QUE ELA É, COMO OPERÁ-LA E COMO ATIVÁ-LA AGORA MESMO EM SEU PERFIL.

No começo do ano o Facebook anunciou o Graph Search, que em português acabou sendo traduzido como "busca social", que é na verdade uma remodelação da barra superior do Facebook somada à uma opção bem detalhada de busca de contatos.

Por enquanto poucos usuários tem acesso à ela, para ter acesso você precisa estar com a visualização do seu perfil em inglês, acessar a página do Graph Search (clique aqui) e entrar para a fila. Eu mudei meu perfil para o inglês - Configuração de conta > Linguagem - e acionei esse botão mais ou menos uma semana atrás e hoje a barra já habilitou para mim.

A mudança mais drástica da nova barra é a posição das notificações, elas vão para a direita da tela. Como as novas notificações aparecem em balões vermelhos isso não vai fazer você se atrapalhar.

No lado esquerdo você tem um campo de busca, ao clicar nele uma série de opções aparece:

facebook busca social

Você pode clicar em uma delas ou começar a digitar. Eu digitei MePixa BR, o facebook perguntou se eu queria procurar amigos meus que curtiram a MePixa BR... Eu aceitei essa opção, ele os exibiu. Eu pude filtrar amigos que curtiram a MePixa e que são de São Paulo, posso filtrar então aqueles que estudaram na mesma escola que eu... Enfim, há uma série de opções de filtros da busca.

facebook busca social

Você pode buscar fotos, músicas, jogos, restaurantes próximos a onde você ou um amigo seu está. É uma busca bastante completa, única e exclusivamente para encontrar pessoas, fotos ou páginas. Ela não funciona para posts.

Apesar do alarde que o Zuckerberg pretende fazer no lançamento da ferramenta a mudança não traz nada realmente útil, a não ser que seu principal objetivo no Facebook seja procurar pessoas, lugares, fotos...
Bem, a vida dos Stalkers deve ficar um pouquinho mais fácil agora.


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER