FORMATAÇÃO CONDICIONAL - PARTE 2


09 | ABR | 2013

DESCUBRA MAIS SOBRE ESSE RECURSO DO EXCEL QUE PERMITE REALÇAR AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES EM UMA PLANILHA!

Esta é a segunda parte da aula de formatação condicional!
A primeira parte pode ser vista clicando aqui.

Agora vamos aprender a realçar células especificas baseadas em seus valores indiferente do quadro geral. Vamos utilizar como exemplo a mesma planilha da primeira parte.

Formatação Condicional

Você pode baixar essa planilha de exemplo clicando aqui.

Essa é uma planilha que representa o número de acesso de convidados através de cinco portões.  

Supondo que um fluxo de até 30 pessoas em um portão exija um segurança nele, entre 30 e 80 pessoas exija 2 seguranças e acima de 80 exija 3 seguranças, essa planilha ajudará o chefe de segurança a se programar para o dia seguinte.

Selecione todos os campos com valor da planilha, da célula C3 à célula O6. Em seguida, na aba inicial do Excel, clique na opção "Formatação Condicional", e em seguida em "Gerenciar Regras".

Clique em Nova Regra, e dentro das opções que aparecem selecione Formatar apenas células que contenham. Em Formatar as células com, selecione "Valor da Célula" no primeiro campo, "é maior ou igual a" no segundo campo e digite "80" no terceiro campo, como na imagem abaixo.

formatacao condicional

Então clique em Formatar... No caso vamos considerar que acima de 80 convidados o número deve ser marcado em vermelho, selecione a cor vermelha e acione o negrito para dar mais destaque na planilha. Você pode alterar o fundo em preenchimento, se quiser. Dê OK nas duas janelas.

Se você clicar em aplicar, verá que as células H4 e I4 ficaram vermelhas, são as duas únicas com valor igual ou superior à 80.

Vamos criar mais uma regra, siga o mesmo procedimento descrito acima, porém coloque que "é maior ou igual a 30", e selecione a cor azul ao invés de vermelho.

Se você aplicar, verá que vários campos ficaram em azul, INCLUSIVE os campos H4 e I4.

Por que o programa fez isso? O Excel irá considerar a ordem das regras como prioridade. Você verá que na tela de regras a regra azul está acima da vermelha, e por isso ele a considera mais importante.

Como 80 é um valor acima de 30, ele pintará a célula 80 de azul também. Para resolver isso basta clicar na regra azul e então na seta para baixo, colocando-a abaixo da regra vermelha, como na imagem abaixo.

formatação condicional

Dessa forma o Excel considera a regra vermelha mais importante que a azul, pintando assim os valores entre 30 e 79 de azul e os valores acima de 80 de vermelho.

Note que você também poderia definir, por exemplo, que a regra azul ao invés de ser "maior ou igual a 30", poderia ser "está entre 30 e 79", e assim ela não pintaria as células com valores acima de 80 indiferente da ordem das regras.

As regras também poderiam ser utilizadas em campo texto, pintando de azul um campo que, por exemplo, possuisse a palavra "presente" e de vermelho um campo com "ausente".

Perca algum tempo estudando as possibilidades da opção "Nova Regra", elas beiram o infinito e com elas você pode realizar praticamente qualquer formatação.


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER