LIVRE-SE DO LIXO VIRTUAL


24 | NOV | 2013

SE SUA BUSCA ATUAL NÃO É O GOOGLE NEM O BING, VOCÊ PROVAVELMENTE ESTÁ CONTAMINADO COM ESSA PRAGA DO MUNDO MODERNO. APRENDA A SE LIVRAR DELAS E NÃO CAIR MAIS NO CONTO DO DOWNLOAD.


lixo virtualPor mais que você tome cuidado com vírus e afins, mais cedo ou mais tarde um hijacker vai te pegar. Me pegou, pegou meus amigos, não tem escapatória... O importante é aprender a arrancar essas ervas daninhas do seu computador.

Antes de mais nada, o que é um hijacker? Geralmente é um conjunto de ações que um programa executa em seu computador que visa "conquistar" você... Ele muda a página inicial do seu browser, instala uma ou mais barrinhas e muda seu buscador, coisas que geralmente nenhum antivírus identifica como problema. Lembra que nessa matéria eu disse que os antivírus eram todos uns inúteis? Pois é.

Abaixo colocarei uma lista dos "chatos" mais comuns que podem ter infectado seu computador:

lixo virtual- Ask.com
- DealPly
- Psafe
- Iminent
- Funmods
- Babylon
- 22Find
- Snap.do

Se a página inicial do seu navegador não for a padrão, e se quando você busca alguma coisa ele abre um site que não é o Google ou o Bing, você provavelmente está infectado.

Como remover essas pragas virtuais como o ask, babylon, 22find e dealply

remove ask.comA primeira coisa a fazer é arrancar os programas que possam ter sido instalados. No Windows 7 ou 8 digite "programas e recursos" no menu iniciar, no Windows XP vá para o painel de controle e entre em adicionar e remover programas.

Em ambos os casos, a lista de programas instalados vai abrir. Procure na lista qualquer programa relacionado aos nomes citados na lista acima, ou qualquer outra coisa que possa parecer encrenca e desinstale. Aproveite pra remover aquele programinha que você instalou uns anos atrás para converter um arquivo e nunca mais usou.

Limpando o Internet Explorer das pragas virtuais

Clique no ícone de configurações e selecione "Opções da Internet".

Logo de cara você verá o link que te atormenta na área "Home Page". Delete e deixe em branco ou coloque o site que você gosta de ter na inicialização (embora em branco seja melhor e mais rápido).

Um pouco abaixo há a área "Pesquisa" e nela "Configurações". Se não houver essa área na versão do seu IE, vá para a aba programas e clique em "Gerenciar Complementos".

ie hijack remover

Em ambos os casos você cairá na mesma janela, com alguns links à esquerda, entre eles Barras de Ferramentas e Extensões e Provedores de Pesquisa. Entre nos dois links removendo e desabilitando qualquer uma das pragas virtuais listadas. Volte seu provedor de pesquisa para um confiável (preferencialmente o Google).

Livrando o Chrome dos vírus

Clique no ícone de opções do Google Chrome e selecione Configurações.

Em Inicialização você verá três opções, a última (Abre uma página específica ou...) possui um link chamado "Configurar Páginas". Selecione esse link e remova qualquer link que esteja abrindo com seu Chrome.

Mais abaixo existe o botão "Gerenciar Mecanismos de Pesquisa". Remova daqui também os programinhas e sites chatos, devolvendo o Google à sua busca padrão.

chrome remove hijacker

E por último, no menu que existe à esquerda selecione extenções e remova qualquer extenção com o nome dos sites listados.

Liberando o Firefox dos addons maliciosos

Clique lá em cima em Firefox, selecione Opções e Opções novamente.

Na aba "Geral", escreva about:blank removendo as pragas da inicialização do FireFox. Feito isso clique mais abaixo no botão Gerenciador de Complementos e exclua as tranqueiras aqui também. 

firefox hijack remover

Por último, para mudar o provedor de pesquisa. Na parte superior do programa, ao lado do seu buscador existe uma setinha para baixo. Clique nela e selecione "Organizar Pesquisas". Exclua os buscadores toscos e devolva o Google ao posto de buscador padrão.

Mesmo tendo removido todos os programas, o browser continua abrindo o site errado como página inicial

Nesse caso é possível que o Hijacker tenha alterado o caminho do ícone do seu navegador.

Clique com o botão direito no atalho do navegador, e em seguida clique novamente com o botão direito no ícone do navegador e selecione "Propriedades".

Dê uma checada no campo "Destino", e você vai ver que depois do nome do navegador há o endereço do site, delete-o.

hijacker atalho remover

Como não pegar esses vírus

Antigamente você podia baixar programas gratuitos sem muitos problemas, era executar o instalador e clicar em próximo, próximo, próximo até o final.

A coisa mudou. Esses sites sacanas como o Ask ou o DealPly estão pagando para que as desenvolvedoras insiram os Hijackers nos instaladores grátis, então durante a instalação de qualquer programa, leia o que está escrito antes de prosseguir.

Geralmente existem caixas de seleção dizendo coisas como "aceito instalar o plugin XXXX". Destique tudo.

hicjacker no superdownloadsO próprio site do SuperDownloads, que antigamente era uma referência de segurança está colocando três dessas pragas virtuais em qualquer download que você fizer por lá... Na imagem ao lado você pode ver que ao tentar instalar o Skype o programa tenta empurrar o Dealply. 

Se você não ler, vai clicar em "Aceitar", mas o correto aqui é rejeitar essa porcaria. Ainda por cima o botão rejeitar está em cinza para parecer não selecionável, mas está.

Troque o próximo, próximo, próximo por não, não, rejeito, obrigado, não... 

Se você conviveu com uma dessas pragas virtuais em seu computador descreva sua experiência e suas frustrações nos comentários! Liste outras pragas que eu posso ter esquecido para ajudar quem vier aqui no futuro. 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER