O DIA DA MENTIRA


01 | ABR | 2013

CUIDADO! NENHUMA NOTÍCIA LIDA NA INTERNET HOJE É NECESSARIAMENTE O QUE PARECE SER! CONHEÇA MAIS SOBRE ESSA ESTRANHA DATA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DIGITAL

Primeiro de AbrilAbri meu Facebook hoje e me deparei logo de cara com a notícia de que Tarantino iria dirigir um remake de Crepúsculo. Se não fosse o dia de hoje, ficaria assustado com a idéia.

Hoje você não poderá acreditar que aquele casal de amigos seus noivou (afinal, quem escolheria essa data?) nem que o outro casal separou, nem em nenhuma notícia que a princípio não faça muito sentido...
Não acredite nem mesmo no que ler aqui!

A Origem do Dia

Reza a lenda que nos anos 1500s, quando a França adotou o calendário gregoriano e passou a comemorar o ano novo em 1º de Janeiro muitas pessoas não aceitaram a mudança e continuaram comemorando na data antiga, 1º de Abril! Com o passar dos anos esses tradicionalistas passaram a ser chamados de "tolos", dando origem à essa data onde é divertido enganar os mais inocentes.

Apesar de chamarmos de "Dia da Mentira", a data não é bem reconhecida assim em outros países, e sim como "Dia dos Tolos"... E enganar bobos engloba muito mais do que mentiras... É comum em outros países "celebrar" a data com sustos e mesmo traquinagens como colar um papel embaixo do mouse de um colega de trabalho... Note que eu não estou sugerindo que você faça isso agora... Aguarde seu colega ir ao banheiro primeiro.

Enganando pela Internet

Quase todos os sites de notícias, ou pelo menos os comandados por editores bem humorados colocam uma matéria falsa em primeiro de Abril e desmentem a notícia no dia seguinte. O cruel é que, uma vez na Internet a notícia se espalha, e é bem possível que você receba por email uma notícia alarmista feita em primeiro de Abril lá pra meados de outubro!

Fóssil de Fada feito em Primeiro de AbrilPor exemplo, em 2007 o site Lebanon Circle Magic postou a notícia de que um homem passeando com seu cachorro encontrou uma "fada" fossilizada em um bosque deserto! A foto que comprova a notícia pode ser vista aqui ao lado... Pois bem, eu vi essa imagem em mais de um site/blog apresentando como fato misterioso real. O próprio site criador desmentiu no dia seguinte, mas a foto e a mentira provavelmente vão circular pela Internet para sempre!

Por isso, não importa a data, se você ler uma informação fantástica ou surreal demais pela Internet, desconfie... Pode ter sido uma brincadeira de um primeiro de Abril de anos atrás!

Ah é, e antes que eu me esqueça, o Orkut vai passar a ser pago se você não curtir essa notícia e enviá-la para 41 pessoas. :)


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER