O FIM DO MESSENGER


30 | ABR | 2013

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DAQUELE QUE JÁ FOI O PROGRAMA DE BATE-PAPO MAIS UTILIZADO DO MUNDO, E APRENDA A MIGRAR SUA CONTA PARA O SKYPE.

Atualização em 01/05/2013

Tentei conectar hoje pelo live messenger e ele conectou, apesar do pronunciamento da Microsoft. A única coisa que ocorreu foi que eu recebi a mensagem "uma nova atualização do messenger está disponível" e ao clicar nela iniciou-se a instalação do Skype (apesar do meu Skype já estar instalado e ativo no momento).

Vamos ver até quando o velho msn se mantém.

Matéria de 02/04/2013

Em meados de 1999 a Microsoft lançou seu MSN (MicroSoft News) Messenger. Naquela época quase todo mundo usava o velho e saudoso ICQ (o-oh!). Devagarinho a Microsoft foi aprimorando seu programa, incluiu recursos bem legais como emoticons e a possibilidade de colocar uma foto do usuário na conversa - pois é, na época avatares não eram comuns.

Com essa jogada, somada à integração com o hotmail que já era popular na época, as pessoas começaram a migrar do ICQ para o "MSN". Os anos se passaram e o programa recebeu vários upgrades como jogos, grupos, status alternados (você podia ficar online para fulano e offline para ciclano) e os famigerados emoticons animados, que tornaram praticamente impossível conversar com adolescentes e/ou donas de casa.

Em 2005 a Microsoft lança o Windows Live, que foi um conjunto de serviços e aplicativos para usuários do Windows, e com isso muda o nome do MSN para Windows Live Messenger. Instalar o programa se tornou insuportável porque você era obrigado a baixar uma série de outros aplicativos inúteis junto. A manobra não deu certo, de lá pra cá programas como o Skype e mesmo o Facebook Messenger foram ganhando espaço, arrancando o Live Messenger do topo da lista de aplicativos mais usados.

A morte do Live

Na metade de 2011 a Microsoft compra o Skype assumindo novamente a liderança entre programas de bate papo. Só que manter os dois grandes serviços acabou sendo muito caro, além de ser prejudicial, já que um concorria com o outro.

No final do ano passado a Microsoft anunciou então que largaria de vez o Live Messenger, focando suas forças e atualizaçõs no Skype. A data definida para o encerramento das atividades do Live Messenger foi 15 de Março desse ano. Pois é, se você é usuário do Messenger sabe que ele ainda está funcionando. Isso acontece porque no Brasil existe um número muito grande de fãs do Messenger, e a data de encerramento das atividades foi prorrogada para 30 de Abril de 2013.

Ou seja, se você ainda utiliza o programa, prepare-se, ele vai sim parar de funcionar. Não acredita? Veja a mensagem oficial no site da Microsoft.

Como migrar do Live Messenger pro Skype?

Se você ainda não o tem instalado, baixe o Skype clicando aqui. Se você já tem o Skype instalado e funcionando, deslogue-se dele.

Em ambos os casos você vai acabar na tela de login. Ao invés de colocar seu login e senha, clique na opção "Conta Microsoft", e então logue-se com seu login e senha velhos do Live Messenger.

Conta Microsoft no Skype

Após o primeiro login, se você já tiver um login e senha do Skype, poderá fundir as duas contas em uma, ficando assim com os contatos dos dois programas.

É possível ainda no menu Visualizar/Atualizações do Facebook, se conectar à rede social e conversar com seus contatos do Facebook pelo próprio Skype também.

O Live Messenger marcou sua vida de alguma forma? Eu chamei minha esposa pra sair a primeira vez através dele! Se ele marcou sua vida de alguma forma também, escreva aqui embaixo, nos comentários!


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER