O OFFICE 365 VALE A PENA?


04 | MAR | 2013

ESSE ANO A MICROSOFT MUDOU A FORMA DE DISTRIBUIÇÃO DO OFFICE E JUNTOU A ELA UMA SÉRIE DE RECURSOS BACANAS, DESCUBRA SE VALE A PENA PARA VOCÊ PAGAR POR ESSA FERRAMENTA!

Até o começo desse ano eu não conhecia NENHUMA pessoa física que tivesse seu Microsoft Office original. Todos optavam pela versão que acompanha uma garrafa de rum, e a Microsoft com certeza sabia disso.

E provavelmente pensando nisso que ela criou o pacote 365 para o Office 2013, algo que ela espera que seja o suficiente para mudar um pouco a forma como o usuário vê programas do gênero.

Mas o que é o Office 365?

Antigamente você comprava um programa, coisa que te dava o direito de instalá-lo em uma máquina, e dali dois anos a fabricante lançava uma nova versão do programa e você tinha que, ou continuar com seu velho ou jogá-lo fora (junto com o dinheiro gasto) e comprar a versão nova. Para muitas pessoas acabava sendo muito mais compensador procurar uma versão alternativa no Pirate Bay.

Hoje, ao invés de você comprar o Office (embora ele ainda esteja à venda, sob o nome de Office 2013), você pode alugá-lo por um valor relativamente baixo. Isso mesmo, você paga uma mensalidade e instala o programa na sua máquina... Se você para de pagar ele para de funcionar. O valor? 18 Reais por mês (ou 179 por ano).

Somente isso já faz com que algumas pessoas pensem seriamente em sair da pirataria, afinal é bem melhor ter um programa original, poder pegar todas as atualizações e ter a certeza que ele não vai parar de funcionar porque o seu crack ficou obsoleto.

Mas, para chamar ainda mais atenção, a Microsoft colocou dentro desse pacote mais algumas surpresas: Você pode instalá-lo em até 5 computadores diferentes (seu PC, seu Note, o Note da sua esposa, um tablet com Windows que você ainda vai comprar e um de reserva!), você ganha uma conta de 20gb no Skydrive e 60 minutos mensais de Skype. Não sabe o que é isso? Continue lendo então.

Pacote Office

Excel 365O plano e valores dessa matéria se refere a versão Home Premium. Infelizmente os planos para empresa são bem mais caros, mas vem com outras vantagens que podem ser vistas aqui.

Voltando ao Office para uso pessoal, ele vem completo com todos os programas do pacote: Word, Excel, Power Point, One Note, Outlook, Publisher e Access. A compra desse kit completo (Office 2013) sai 1079 Reais por computador, o que é ridiculamente caro para algo que, como eu falei, ficará obsoleto em dois anos.

Alugando você não só economiza uma grana como assim que sair a próxima versão você automaticamente a terá.

Quanto aos programas, todos eles foram remodelados, estão muito bonitos, repletos de efeitos visuais e recursos novos. O pacote também foi otimizado para touch screen, porém eu ainda não mexi em nenhum tablet com o Office para saber se isso está legal ou não.

Skydrive

skydriveEsse é um programa para colocar seus arquivos na nuvem... Ou seja, você marca determinadas pastas do seu computador ou notebook e tudo que você salvar nelas vai ser salvo também em um servidor online.

Mais que isso, serviços como o Skydrive ou o Dropbox permitem que um mesmo usuário esteja conectado em mais de um computador, ou seja, tudo que você tiver em uma dessas pastas compartilhadas vai estar automaticamente em todos os computadores onde o programa estiver instalado. Alterou o arquivo em um dos computadores, todos sincronizam e ficam com a última versão.

O Dropbox salvou minha vida um tempo atrás, quando uma HD que eu tinha fritou, mas os meus arquivos mais importantes estavam na pasta do programa. Programas assim são excelentes, mas as versões grátis são limitadas: O Dropbox permite apenas 2GB de armazenamento enquanto o SkyDrive free permite até 7GB.

Alugando o pacote Office você ganha 20GB no Skydrive. Não dá pra becapear aquelas suas músicas nem séries que você baixa, mas dá pra por muita coisa ali dentro!

Skype

Todo mundo conhece o Skype, e a maioria de vocês sabe que ele está substituindo o Windows Live Messenger. Pois bem, o que talvez algumas pessoas não saibam é que ele faz ligações para telefones normais! Sim, além de ligar para contas do Skype, o programa é capaz de efetuar ligações para telefones fixos e celulares não conectados à Internet.

Você pode pagar um plano pré ou pós pago (nunca usei, não conheço os planos nem valores) e utilizá-lo para chamadas locais e internacionais. Pois bem, com o pacote Office você ganha 60 minutos mensais de ligações para qualquer telefone de praticamente qualquer país.

A porcaria é que vivemos no Brasil, onde as operadoras são sanguessugas e (ainda?) não entraram em acordo com a Microsoft. Por conta disso no Brasil esses 60 minutos são válidos por enquanto apenas para telefones fixos... Provavelmente você não vai conseguir usar esse recurso com nenhum dos seus amigos, já que, sinceramente, quem tem telefone fixo hoje em dia? Mas é provável que eles tenham 3G e você pode ligar pelo Skype ou Viber mesmo sem precisar dos 60 minutos.

Por outro lado, sua mãe ou sua avó que provavelmente não tem (ou não sabem usar) 3G mas certamente tem um telefone fixo, vão ficar muito felizes com seus 60 minutos grátis!

Conclusão

Antes de mais nada quero ressaltar que infelizmente não estou ganhando um centavo da Microsoft para escrever isso, tão pouco sou um MS Fan-Boy (prefiro o Chrome e tenho um iPhone que não troco por nada), mas minha conclusão final é que esse plano está sim valendo muito a pena.

Meu Windows que veio com o notebook é original, meu Office é original, posso deixar todas as atualizações ligadas bonitinhas sem medo de bloquearem nada, tenho 20GB de Skydrive e posso ligar gratuitamente pra minha mãe ou para algumas empresas que presto serviço. Por 18 reais mensais? Está valendo bem a pena!

Te convenci? Clique aqui para baixar o Office 365, o primeiro mês é grátis então se depois de baixar você discordar de mim é só cancelar o seu plano!


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER