PORQUE VOCÊ TEM MEDO DO WINDOWS 8 E COMO PERDER ESSE MEDO


04 | MAI | 2013

MUITAS PESSOAS QUE EU CONHEÇO CONGELAM QUANDO EU COMENTO SOBRE MIGRAR PARA O WINDOWS 8, ENTENDA PORQUE E LIVRE-SE DO MEDO.

 

Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientaçãoClarice Linspector

win8Eu tenho certeza que a Clarice não estava pensando em informática quando escreveu essa frase, porém ela - a frase - cai tão bem com o conteúdo dessa matéria que eu não pude deixar de colocá-la aqui.

O medo do novo, quando se trata de tecnologia, é o medo de quebrar ou não saber usar. Temos medo do inseguro. Lembra quando seus pais não queriam mexer no videocassete e você é que programava para eles? Pois é, se você tem medo do Windows 8 está tomando a mesma postura.

O Windows 8 veio com dezenas de mudanças, principalmente visuais. Isso fez com que o usuário comum do Windows, acostumado com um mesmo padrão de sistema operacional desde 1995 se assustasse. É como quando o Office mudou e ganhou aquela barra cheia de abas lá em cima, lembra? Você não se acostumou com ela? Hoje ela não é bem melhor do que a minúscula barra antiga? Pois é, muita gente gritou com aquela barra e muita gente grita com o Windows 8.

Vou tentar falar sobre as principais reclamações - na minha opinião infundamentadas - sobre o novo sistema da Microsoft:

Cadê meu botão iniciar?

Nada foi tão controverso quanto a ausência do botão iniciar no Windows 8. Cansei de ler reclamações sobre essa alteração, o que é completamente estranho já que a nova tela iniciar é infinitamente melhor e mais organizada.

Antigamente você tinha um botão no canto esquerdo da tela que abria uma barra pequena mostrando os programas e algumas configurações como o painel de controle.

windows 8 tela inicial

Hoje você aperta a tecla window e a tela inicial se abre. Essa tela pode ter todos os programas que você quiser na ordem que você quiser. Basta arrastar os ícones daqui pra lá, colocando-os em grupos. Se você sabe fazer isso no seu iPhone ou Android, você sabe fazer isso no Windows 8.

Outra coisa importante é que se você prefere usar o mouse a apertar a tecla windows você pode continuar fazendo isso, pois quando você vai com o mouse para o canto onde o botão iniciar ficava, o windows abre, adivinhe, um botãozinho que te leva para a tela inicial!

Mas, por causa das reclamações, boatos dizem que a primeira grande atualização do Windows 8 - codinome Blue - virá com a opção de devolver o botãozinho. É quase como se a Apple resolvesse inserir "teclas" no iPhone, mas enfim.

Mas eu não vou achar onde ficam as configurações!

No Windows 7 quando você abria o menu iniciar, um pequeno campo de pesquisa abria junto, onde você podia digitar qualquer coisa que procurasse.

Mesmo sem o menu iniciar você continua podendo realizar essa busca. Basta digitar qualquer coisa na tela inicial - sim, liberte-se das amarras de precisar ver um quadradinho branco com o cursor piscando antes de digitar - e a busca inicia automaticamente. Melhor ainda, o que quer que você estiver digitando poderá ser pesquisado entre seus arquivos, entre programas, na loja, na Internet e dentro de aplicativos que você tenha instalado, é só clicar nos menus a direita, como você pode ver na imagem abaixo.

busca do windows 8

No exemplo eu digitei a palavra "facil" na busca. Apareceram dois resultandos entre aplicativos, 20 opções de configurações que tem fácil no nome e 61 arquivos.

Se eu clicar em Loja vou ver apps da loja com o nome "fácil algumacoisa", posso clicar no Netflix e buscar um filme com esse nome, e mesmo clicando em "Clima", achei uma cidade chamada Facil na Flórida e descobri pode chover nesse sábado através da (bela) interface de previsão de tempo.

clima tempo windows 8

Nessa busca você pode também procurar os recursos do windows, digitando coisas como impressora, brilho, rede, usuários, papel de parede, bluetooth... Enfim, qualquer coisa que você não souber a localização, você vai lá e digita que ele te mostra.

Eu particularmente utilizo essa busca mesmo quando eu sei a localização do que eu quero. Por exemplo, quero um programa que não fica na minha barra de tarefas, aperto a tecla windows e digito as duas primeiras letras do nome do programa e ele aparece na minha frente, como mágica.

Meu computador é velho, vai ficar lento!

Outro boato sem fundamento que rola por aí. Os requisitos de funcionamento do Windows 8 são idênticos aos do Windows 7:

requisitos minimos windows 7 e 8

E o Windows 7, como vocês sabem, roda bem rápido mesmo em máquinas que tinham o velho e morto XP instalado.

No meu notebook atual, achei que o 8 ficou inclusive mais rápido que o 7, fiquei inclusive impressionado com a velocidade que a tela iniciar - que supostamente deveria ser pesada- aparece quando você a chama.

Ok, nem tudo é maravilha no Windows 8

Sim, ele tem algumas falhas. Creio que entre elas a mais irritante é como desligar/hibernar o sistema. Você precisa ir com o mouse para o canto direito da tela para abrir a faixa de opções - assim como no canto esquerdo leva para a tela inicial - e com ela aberta tem que clicar em configurações, depois desligar e por último selecionar a forma de desligamento.
Ninguém tem tempo para isso.

desligando o windows 8

Eu resolvi esse problema baixando o zebNet Shutdown Manager, que coloca um botãozinho para desligar o notebook ao lado do relógio. Se você quiser, pode baixar esse app clicando aqui. Vale lembrar que, ao baixar um software gratuito não se esqueça de ver se ele não vai tentar instalar barras e aplicativos irritantes, como expliquei nessa matéria.

Outro problema está na hora da instalação. Se você tem o Windows 7 ou XP e instalar por cima, sem formatar, muitos bugs irão aparecer. Pelo menos quando eu fiz essa instalação vários apps não abriam, a tela inicial aparecia de forma bem mais lenta, assim como a inicialização era ruinzinha também. Por outro lado se você formatar sua máquina e instalar o Windows 8 do zero, tudo será bom e rápido.

Conclusão Pessoal

Eu migrei para o 8 no final do ano passado. Levei menos de uma hora para me adaptar à tela inicial e hoje não troco essa versão por nenhuma outra.

Um amigo meu que migrou do Win7 para um MacBook pouco antes do lançamento do 8, quando me viu mexendo nele ficou arrependido de ter largado a Microsoft. Não que o Windows 8 seja melhor que um Mac - para um usuário acostumado com um Mac com certeza não é - mas é o mais próximo que a Microsoft já chegou disso, e como eu prefiro Microsoft pela versatilidade, fiquei muito feliz com as mudanças.

A união de velocidade, estabilidade - ok, tive uma tela azul nesse período, mas só uma - de praticidade e da elegância do visual metro me conquistaram. É o novo, é o moderno e é pra onde se deve ir.

E você? Já migrou para o Win8 ou ainda tem medo? Poste nos comentários suas experiências ou seus receios sobre o novo sistema operacional!


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER