QUEM TEM MEDO DE VÍRUS?


07 | ABR | 2013

VOCÊ PRECISA DE ANTIVÍRUS? DESCUBRA NESSA MATÉRIA O QUE SÃO ESSAS PRAGAS E QUAL O ANTIVÍRUS É MAIS RECOMENDADO PARA O SEU PERFIL.

Não entro em sites duvidosos, não baixo nada que eu não saiba exatamente o que é e não abro aqueles Power Points que você me manda, sempre me considerei acima dos vírus... Porém existe uma coisa que eu faço muito devido ao meu trabalho, e aí é que entra o problema. Volta e meia eu conecto meu notebook a redes não seguras, onde um outro usuário pode estar completamente infectado e disparar uma verdadeira chuva de bactérias contra meu pobre notebook!

Antes de mais nada, o que são essas porcarias?

Apesar do senso comum chamar tudo de vírus, existe uma nomenclatura diferente para cada tipo de programa malicioso e hoje em dia os chamados vírus são pouco utilizados.

Vírus é um programa que se instala na sua máquina e, como um vírus na vida real, vai danificando ela aos poucos e tentando se espalhar para outras máquinas. Os crackers de hoje sabem que isso é burrice, para quê danificar o computador dos outros se você pode utilizá-lo ou roubar informações dele?

Aí que entram os worms, que fazem a mesma coisa que os vírus, sem a parte de danificar seu computador. Ao invés de vírus, são apenas parasitas que ficam roubando informações e enviando para servidores picaretas. Existem também os Trojans que, tal como a história do Cavalo de Tróia, são programas que deixam as portas abertas para seu computador ser invadido. Muitos Trojans "zumbificam" seu computador, transformando ele em uma máquina virtual sendo utilizada por criminosos. Além desses, existem os Hijackers, que por agirem de forma bem diferente ganharam um tópico exclusivo mais abaixo.

Então eu preciso instalar um antivírus?

Sim, apesar dos pesares. Eu, por exemplo, já instalei uma infinidade de antivírus e nenhum deles nunca pegou absolutamente nada... No máximo identificaram algum crack que eu talvez possa ter usado uma vez na vida exclusivamente para fins de estudo... :p

O que acontece é que as pragas virtuais são muito mais rápidas do que os remédios virtuais. Quando um antivírus se atualiza contra uma praga, outras vinte novas já foram criadas.

Ainda assim deixar o computador completamente desprotegido pode ser um pouco perigoso, e me deixaria paranóico. Qualquer ação um pouco mais lenta que ele executasse eu já ficaria com medo de ser vírus. Como TODOS os antivírus são ruins, eu recomendo que se instale os mais leves, os que menos consumam memória e processamento do seu computador. No final da matéria listarei alguns deles.

Outra coisa interessante de se fazer de tempos em tempos é passar os virus scanner. Explicarei também mais abaixo o que eles são.

Hijackers

hijackersA última das ameaças são os Hijackers, que se instalam em seu navegador, mudam sua página inicial, seu site de busca... Instalam aquelas barrinhas infernais. Quase sempre essas tranqueiras direcionam para o Ask.com.

Aliás, se sua página de busca atual é do Ask.com, você provavelmente está contaminado.

Como a maioria deles realiza apenas ações "permitidas" no seu computador, eles não serão considerados como ameaça por sistemas de segurança. Na grande maioria dos casos basta desinstalar o programa e tudo fica bem de novo.

Você não precisa de barras... Então vá em Programas & Recursos agora e desinstale toda e qualquer barra que você tiver em seu computador.

Antivírus mais conhecidos

Listo aqui abaixo quatro antivírus: Dois pagos, dois grátis. Dentro de cada classificação, escolhi o que se sai melhor no quesito "captura de vírus" e o que se saiu melhor em desempenho (leia-se, deixar sua máquina menos lenta).

Cabe a você analisar e escolher o antivírus que melhor se encaixe no seu bolso e na sua experiência online.

Kaspersky (pago/pesado)
É o mais recomendado por sites especialistas como o que protege mais e é mais eficiente. Ainda assim ele vai bloquear apenas 75% das ameaças que estão por aí. Eu o instalei uma vez... Pois é, ele deixa a máquina bem mais lenta e, pior, bloqueia tudo que você faz, é um daqueles antivírus que fica te incomodando toda hora, implorando por atenção.
É a recomendação para quem quer gastar algum dinheiro com isso e ficar o máximo protegido possível.
 - Baixe o Kaspersky clicando aqui.

BitDefender (pago/leve)
Entre os pagos, que supostamente são melhores que os gratuitos, esse entra como o rápido e menos chato.
Não vai consumir tanto sua máquina e teoricamente vai pegar a grande maioria dos vírus. Se você se importa com a velocidade da sua máquina e quer gastar algum dinheiro com um antivírus, recomendo ele.
- Baixe o BitDefender clicando aqui.

Windows Defender (grátis/leve)
De todos os antivírus o defender é o que deixará sua máquina menos lenta. Se você não quer gastar nenhum dinheiro com e não corre muitos riscos pela web, é o que eu recomendo. Na verdade esse é o que eu utilizo atualmente.
Note que se você tem o Windows 8 não precisa instalá-lo... mas digite na tela inicial "Defender" e abra o programa para verificar se ele está ativo.
- Baixe o Windows Defender clicando aqui.

Avast (grátis/pesado)
É o mais recomendado por especialistas entre os antivírus grátis, a inicialização da sua máquina ficará um pouco mais lenta (cerca de um terço do tempo a mais) mas ele vai deixá-lo tranquilo. É a escolha ideal se você não quer gastar nada mas quer ficar o máximo protegido possível.
- Baixe o Avast clicando aqui.

Scanner de Vírus

kaspersky scan

Scanner é um programa que, apesar de não ficar ativo em sua máquina impedindo que ela seja infectada, faz uma varredura nela procurando por ameaças já instaladas.

Esses são os que tem mais chance de pegar alguma coisa. O ideal na minha opinião é baixar, executar e depois desinstalar.

Porque isso: Um vírus novo pode ser criado para travar seu antivírus (ou mesmo um virus scanner), então um scanner que acabou de ser instalado tem mais chances de enfrentar uma ameaça do que um que já pode ter sido corrompido. Você desinstala ele depois porque não faz sentido mantê-lo na sua máquina, uma vez que ele não irá atualizar as definições sozinho e pode ser corrompido a partir daí. Repita o processo daqui alguns meses, ou se você sentir sua máquina "estranha" por alguma razão.

Eu utilizei hoje cedo o da Kaspersky Security Scan, ele levou cerca de 4 horas para analisar meu HD, no final não encontrou coisa alguma e, pior, deixou o note muito lento durante o processo. Ah é, no final ele apontou os "erros" do meu sistema, colocando que não ter o Kapersky instalado é um erro, e apontou um monte de brechas inexistentes, mas que deixariam o usuário leigo assustado.

- Baixe o Kaspersky Security Scan clicando aqui.

Depois dele passei também o Microsoft Safety Scanner. Ele demorou ainda mais que o Kaspersky, porém não deixou a máquina inutilizável durante o processo. No final também não encontrou nada... Devo ser mesmo um usuário exemplar de Internet.

- Baixe o Microsoft Safety Scanner clicando aqui.

 

 

 

 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER