TRANSFORME SEU NOTEBOOK EM UM HOTSPOT WI-FI


26 | ABR | 2013

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL CRIAR UMA REDE ENTRE NOTEBOOKS COM WINDOWS 7 OU 8 SEM PRECISAR DE UM RÁDIO, ROTEADOR NEM CABOS? DESCUBRA COMO!

transforme seu notebook em um servidor wi-fiComputadores precisam conversar, essa é uma das mais importantes funções deles. Muitas vezes você precisa passar informações entre um notebook e outro mas está sem pendrive e não há uma rede disponível nem nenhum cabo. Outras vezes você tem Internet em apenas um computador e quer compartilhá-la com outros computadores ou mesmo com seu celular ou tablet.

Nessas horas você pode apelar para a rede Ad Hoc. Esse nome esquisito vem do latim, e significa "para uma determinada finalidade". O termo é utilizado para designar soluções específicas em necessidades imediatas, em outras palavras, "dar um jeitinho". Algumas pessoas chamam o Ad Hoc de conexão gambiarra, já que Ad Hoc e gambiarra não deixam de ser sinônimos.

O que importa é que ela é extremamente útil na vida de quem costuma andar pra lá e pra cá com notebooks.

Criando uma rede Ad Hoc de forma Automática

Existem diversas formas de se criar redes Ad Hoc, falarei sobre elas mais abaixo, porém a mais fácil delas é utilizando um programinha chamado  Virtual Router Plus, que pode ser baixado em seu site oficial.

Ao instalar o programa, lembre-se da nossa matéria para evitar lixo virtual, pois o instalador tenta te empurrar uma barrinha, dê um "skip" nela durante a instalação.

Uma vez instalado, a Interface do programa é estupidamente simples, você define o nome da sua rede, qual a senha e qual conexão você irá compartilhar com quem se conectar a ela.

Por exemplo, se você está ligado à uma Interent através de um cabo, você pode selecionar sua rede de cabo e compartilhar essa conexão nessa rede
wi-fi.

Virtual Router Plus

Criando uma rede Ad Hoc de forma manual

Agora explicarei a forma manual de fazer tudo que o programa acima faz. Se você achar mais simples utilizar o programa nem precisa se preocupar com as informações abaixo.

Antes de criar sua rede Ad Hoc, você pode compartilhar sua Internet (caso você tenha uma Internet em seu note via cabo ou 3G) para que quem se conectar à sua rede tenha Internet também.

Para isso, clique com o botão direito do mouse no seu ícone de rede e selecione Abrir a Central de rede e Compartilhamento, e localize qual conexão possui Internet.

Clique no nome da rede (no meu caso Ethernet), abrirá a página de Status da conexão, clique no botão "Propriedades", vá até a aba compartilhamento e ative a permissão de compartilhamento.

Selecione com qual conexão você irá compartilhar a Internet, no nosso caso é com sua rede sem fio, ou wi-fi.

compartilhamento de internet

Criando um Ad Hoc pelo Windows 7

Criar uma conexão Ad Hoc no Windows 7 é extremamente simples. Clique com o botão direito do mouse no seu ícone de rede e selecione Abrir a Central de rede e Compartilhamento.

Dentro dessa tela selecione a opção Configurar uma nova conexão ou rede.

rede e compartlhamento

Desça a barra de rolagem e você encontrará a danada: Configurar rede ad hoc sem fio. Selecione essa opção e clique em avançar.

rede ad hoc

Defina o nome da sua rede, digite uma senha válida e pronto, sua rede Ad Hoc estará configurada e pronta para conexão.

ad hoc

Criando o Ad Hoc pelo Windows 8

Por razões que eu não consigo entender a Microsoft removeu a opção de criar conexões Ad Hoc de forma simples do Windows 8, porém ainda é possível ativá-la por caminhos não convencionais.

Aperte a tecla windows, na página inicial da interface metro digite "CMD", você verá o prompt de comando. Clique nele com o botão direito do mouse e selecione Executar como Administrador.

prompt dos windows 8

Pronto, lá vamos nós para linhas de código.

Dentro do prompt de comando digite o seguinte código:

netsh wlan set hostednetwork mode=allow ssid=MePixa key=12345678

Troque "MePixa" pelo nome que você quiser para a sua rede e "12345678" pela senha desejada.

Isso criará a conexão, porém para ativá-la digite na sequência:

netsh wlan start hostednetwork

Se você quiser desativar essa conexão Ad Hoc basta digitar:

netsh wlan stop hostednetwork

ad hoc cmd windows 8

Não é tão simples quanto o Windows 8 deveria ser, mas funciona.

 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER