UM DIA PARA PERCEBER COMO SOMOS PEQUENOS


31 | MAI | 2013

HOJE, POR VOLTA DAS 17 HORAS UM ASTEROIDE DE 3KM DE DIÂMETRO VAI CHEGAR PERTINHO DAQUI. A DISTÂNCIA DELE NO PONTO MAIS PRÓXIMO É QUINZE VEZES A DISTÂNCIA ENTRE A LUA E A TERRA.

Hoje, por volta das 17 horas um asteroide de aproximadamente 3km de diâmetro vai chegar bem perto da Terra. A distância dele no ponto mais próximo é de 5,8 milhões de quilômetros, equivalente a quinze vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Isso até parece muito, mas para o universo é quase nada. Na imagem abaixo dá pra ver a sutileza do raspão que ele vai dar em nossa órbita.

Não dá pra prever completamente o que o choque de um objeto desse tamanho causaria, mas estima-se que o que extinguiu os dinossauros tinha 10km.

Esse asteroide não vai colidir com a Terra, mas se estivesse vindo em direção, não existe NADA que pudéssemos fazer. Não temos tecnologia para isso e provavelmente não teremos nada potente o suficiente para desviar um asteroide pelo próximo século.

Estou escrevendo isso só para passar a noção de como a vida é frágil, de como somos "desimportantes" dentro do fluxo do universo, e de como todas as suas preocupações são supérfluas e não mereciam o crédito que você dá a elas.

Ou em outras palavras "E você preocupado com seu time de futebol..."


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER