UMA BREVE AULA SOBRE RESOLUÇÃO DE IMAGEM


25 | MAI | 2013

ENTENDA O QUE SIGNIFICA HD, FULL HD, RETINA DISPLAY, MEGAPIXEL E OUTROS NOMES QUE PODEM TE CONFUNDIR NA HORA DE COMPRAR UM APARELHO.

Se você entra em uma loja e vê televisões que anunciam ser HD, Full HD, vê cameras sendo apresentadas através de seus megapixels e se pergunta "que porcaria é essa?", espero que essa matéria seja útil para você.

Antes de mais nada, o que é um pixel?

Pixel é um ponto colorido, geralmente - mas não necessariamente - exibido como um quadrado. A soma de vários pontos coloridos formam uma imagem. Como ela - a imagem - vale mais que mil palavras, abaixo uma imagem que explica isso melhor:

Posto isso, resolução é a quantidade de pixels que uma imagem ou vídeo (ou projetor, ou TV, ou celular...) pode ter. Quanto maior a resolução, quanto mais pontos a imagem tiver, melhor será a resolução da imagem.

Tipos de Resolução

Geralmente a resolução é apresentada em horizontal x vertical, as televisões antigas possuiam uma resolução de 640x480, ou seja 307.000 pixels piscavam na sua frente quando você assistia Os Trapalhões no domingo a noite.

Esse padrão de resolução - 640x480, 1024x768, 1280x960, 2048x1536 - é conhecido como SD (Standard Definition), sempre com proporções de 4x3. Uma televisão SD que tivesse 4 centímetros de largura teria fatalmente 3 centímetros de altura.

Depois veio o Widescreen, que troca o 4x3 por 16x9, e com ela as resoluções HD (1080x720) e Full HD (1920x1080). Note que o último número - a altura ou quantidade de linhas - das resoluções também é usado como parâmetro. Você já deve ter visto anúncios de TV usando os termos 720p ou 1080p, ou até mesmo 1080i.

O P e o I significam "progressive" e "interlaced". A imagem progressiva é o que a resolução diz, 1920x1080 é isso mesmo. Já a entrelaçada significa que, apesar da TV ser 1920x1080, ela acende linha sim, linha não (ficando apenas com metade da tela acesa por vez) o que causa uma perda considerável da qualidade da imagem. Nunca compre nada com o i.

Já no mundo das câmeras fotográficas, por exemplo, as medidas vêm em megapixel. O megapixel nada mais é que o "milhão" de pixels de uma imagem. Por exemplo, uma imagem Full HD, 1920x1080 tem 2.073.600 pixels e por consequência, 2 megapixel. Aí eu pergunto, se 2 megapixel é uma imagem gigante, do tamanho de uma TV Full HD, por que as fabricantes empurram para usuários comuns câmeras com dezenas de megapixels? Pretendo falar sobre esse mercado dos megapixels em outra matéria.

Polegadas

O sistema métrico americano é um lixo, mas infelizmente as TVs começaram lá e temos que acatar a polegada, que equivale à 2,54 centímetros.

polegadas de uma tvA medida da polegada de uma imagem é em sua diagonal. Sim, a resolução é horizontal x vertical e a polegada é na diagonal. Confuso? Pois é, acho meio burro também, mas enfim.

O tamanho de uma TV, por exemplo, em polegadas indica quantas polegadas ela tem de um canto ao outro, como você pode ver na imagem ao lado.

Note que você pode ter uma TV SD de 32 polegadas e uma TV HD de 32 polegadas e elas serão completamente diferentes.

Resolução vs Tamanho

Quanto maior o tamanho de um monitor, maior precisa ser sua resolução para manter a qualidade da imagem.

Por exemplo, uma TV de 42 polegadas tem aproximadamente 50cm de altura. Se a TV for Full HD, terá 1080 linhas em uma coluna de 50cm de altura, se for HD, terá apenas 720 linhas nos mesmos 50cm, ou seja, os pixels serão maiores e por consequência a imagem será pior. 

Abaixo duas fotos que vão exemplificar a coisa - além de prejudicar sua dieta - Ambas as imagens estão sendo exibidas em uma área igual, porém a imagem da direita tem metade dos pixels da outra e por consequência seus pixels são maiores, deixando a imagem feia.

O ideal é que os pixels sejam tão pequenos que o olho humano não consiga enxergá-los. Existem televisões hoje, conhecidas como 4K com resolução de 3840×2160 que quase alcançam esse objetivo (as 8k estão por vir), e o iPhone a partir do 4º modelo consegue essa proeza - e deu a isso o nome de Retina Display - você não consegue ver os quadradinhos nele por mais que aproxime os olhos da tela.


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER