UMA RÁPIDA AULA SOBRE REDES


02 | NOV | 2013

ENTENDA O QUE É IP, DNS, DHCP E DE QUEBRA SAIBA COMO RESOLVER PROBLEMAS SIMPLES EM SUA REDE

Então o técnico olhou para você e disse - O problema é o Gateway - e tudo que você pôde fazer a respeito foi balançar a cabeça afirmativamente e com um leve pesar.

Se você trabalha a maior parte do seu tempo na frente de um computador, não está na hora de mudar isso? Então vamos lá!

Uma rede nada mais é do que um conjunto de computadores interligados. E para que essa interligação funcione, todos os computadores precisam estar em sincronia seguindo um mesmo padrão de regras. Esse padrão de regras é que recebe uma sequência de nomes que geralmente deixam qualquer leigo confuso. Vamos entender o que é cada coisa:

Internet e Intranet

Geralmente gera confusão. Quando eu vou a algum lugar e monto uma rede usando um roteadorzinho wireless logo alguém vê as anteninhas e diz "oba, tem Internet!" e na verdade não, não tem Internet.

O que um roteador, rádio, switch ou outro equipamento de rede faz é criar uma Intranet, que faz com que os computadores conversem entre si e só, e isso é comumente chamado de Intranet. Se entre os computadores dessa rede privada há um computador ou aparelho compartilhando sinal de Internet, aí sim a rede terá Internet também.

Nesse pequeno mapa de rede acima isso fica mais claro, você tem os computadores conectados à um rádio e esse rádio conectado à Internet, mesmo que a conexão do rádio com a Internet caia ou não exista, a conexão entre os computadores e o rádio continua ativa.

Esses números todos

Quando um computador entra em uma rede, ele recebe uma série de números que o identifica. Para vê-los, clique com o botão direito do mouse no seu ícone de rede (ao lado do relógio), selecione "abrir central de rede e compartilhamento", nela selecione o nome da conexão e em seguida "detalhes".

O que são esses números? Para que servem? Segue uma rápida explicação:

DHCP: Se está ativo, significa que o roteador é quem dita as regras, assim que você se conecta, ele próprio dá os números que seu computador deve seguir.

Endereço: É o seu IP, o número que indica o endereço do seu computador na rede. 

É interessante lembrar que quando você se conecta à Internet, utiliza não o seu IP, mas o IP do seu roteador, ou seja, todos os computadores que estiverem na sua rede irão conectar-se à Internet utilizando o mesmo número de IP (como no mapa que coloquei acima).

Máscara de Sub-Rede: Ela serve para organizar a rede, e geralmente no Windows ela se preenche automaticamente mesmo que você digite seu IP de forma manual.

Gateway: Você pode estar na rede sem um Gateway, mas não pode estar na Internet sem ele. Gateway é o endereço do computador ou equipamento que está conectado com a Internet, compartilhando para você o sinal. É, como o nome diz, o portão e entrada para a Internet.

Servidor DHCP: É o endereço IP do rádio ou roteador que você está conectado, no meu exemplo Gateway e Servidores são o mesmo equipamento, mas nem sempre é assim.

Servidor DNS: Todo o site que você acessa tem um número de IP por trás. Por exemplo, o IP do Google é 200.172.62.25 , e se você digitar esse número em seu browser vai entrar no site da mesma forma que entraria se digitasse o endereço google.com.

O servidor DNS (Domain Name Server) é o servidor que checa pra que número te enviar, então, seguindo o exemplo acima, quando você digita "google.com" seu computador conversa com o servidor DNS perguntando - Por favor, onde é que fica o Google mesmo? - E o DNS responde - Fica lá no 200.172.62.25.

Esse conhecimento todo pode ser usado para entender o que está acontecendo quando cai sua Internet. Vou listar abaixo duas situações simples que podem ocorrer no seu dia a dia, e como resolvê-las:

Problema: Seu computador pode estar com IP FIXO

Esse é um erro comum. Você vai até uma empresa qualquer e o técnico vem até você e fala - Ah, preciso te colocar na Internet - e mexe no seu notebook... Então você consegue a Internet ali, e perde ela em todos os outros lugares.

Por segurança algumas empresas desativam o DHCP, fazendo com que a rede tenha que ser configurada manualmente no seu computador. O problema é que quando você faz isso, só desfazendo você poderá voltar a se conectar em outra rede.

Para verificar se seu computador (com Windows) está em DHCP entre no status da sua rede, mas ao invés de clicar em detalhes, clique em Propriedades, localize o Protocolo TCP/IP Versão 4 e selecione suas Propriedades (ou dê um clique duplo sobre ele).

Se estiver ticado para obter um endereço automaticamente, seu computador está em DHCP, se não, alguém pode ter configurado um IP fixo nele.

Note que seu notebook provavelmente tem duas conexões, uma por cabo e uma por wi-fi, e é possível que cada uma dessas conexões tenha configurações diferentes. Uma amiga minha conseguia conectar via wi-fi sempre, mas nunca conseguia pelo cabo, fui checar e vi que a conexão de cabo dela estava com um IP Fixo.

Problema: Seu roteador não está gerando o IP

Outro problema bastante comum, principalmente em hotéis, é o rádio sobrecarregar e dar pau no serviço DHCP.

Você descobre isso de forma simples, quando for checar o IP que você pegou na opção de detalhes, verá que seu computador pegou um IP e Sub-Rede com números incomuns e não tem nada em DNS ou Gateway.

Nesses casos há duas soluções, uma é reiniciar o roteador, o que nem sempre é possível. Outro caso é definir seu IP manualmente, caso você tenha acesso a um computador que está funcionando.

Por exemplo: Seu colega conseguiu conectar normalmente e você não conseguiu pegar seu IP. Vá até o computador dele e copie todos os números de rede dele, e insira no seu LEMBRANDO DE MUDAR O FINAL DO SEU IP.

Por exemplo, seu colega está com o endereço 192.168.12.153 , 153 é o endereço final dele, coloque no seu algo como 192.168.12.154 ou .155... Talvez aconteça de já ter alguém nesses números e a rede identificar um conflito, tente então números mais altos, como 192.168.12.220 (lembrando que o máximo é 255).

 

 


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER