VEJA O VÍDEO DE UMA DAS MAIS FORTES ERUPÇÕES SOLARES DO ANO


15 | MAI | 2013

DESDE DOMINGO O SOL TEM SOFRIDO VÁRIAS EXPLOSÕES, ENTENDA O QUE PODE ACONTECER COM NOSSOS APARELHOS ELETRÔNICOS SE UMA DELAS VIER EM NOSSA DIREÇÃO.

O vídeo acima mostra três fantásticas erupções que ocorreram no Sol entre domingo e ontem. A imagem foi capturada pelo SDO (Observatório de Dinâmica Solar), uma sonda da NASA que orbita nossa estrela.

Por que eu estou colocando isso aqui, além do fato de ser um vídeo magnífico? Bem, essa explosão não foi voltada para a Terra, porém se fosse, a onda eletro-magnética emitida por ela chegaria aqui aproximadamente duas horas após cada explosão, e poderia prejudicar bastante nossos meios de comunicação.

As ondas eletro-magnéticas podem causar danos em satélites, derrubando sistemas GPS e transmissões de rádio. Quando são muito fortes podem queimar equipamentos elétricos no solo também. 

Em 1989, por exemplo, uma tempestade impediu o funcionamento de usinas nucleares nos EUA e Canadá, e isso deixou grandes regiões sem energia elétrica. Há registros de outra tempestade grande, em 1859, onde telégrafos esquentaram tanto que puseram fogo nos papéis de leitura.

Os ciclos de erupções solares ocorrem entre picos de aproximadamente 11 anos, e um desses picos está previsto para acontecer no segundo semestre de 2013, então não se assuste se seu GPS parar de funcionar por algum tempo, ou mesmo se faltar energia na sua região.

Vale lembrar também que os cientistas que não acreditam que o aquecimento global seja causado pelo homem - e apesar do pouco espaço a imprensa, eles são maioria e tem provas bastante sólidas sobre isso - acreditam que são os cíclos solares quem mais influencia na temperatura do nosso planeta, o que significa que podemos ter um verão bem quente esse ano.


       




REDES SOCIAIS

FACEBOOK
TWITTER